Palestra com sobreviventes da Bomba de Hiroshima é a atração da próxima terça-feira 21 de agosto

Evento tem por objetivo mostrar os horrores da guerra e principalmente os da bomba atômica.

 

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza gratuitamente na terça-feira dia 21 de agosto, às 13h na Faculdade Anhanguera a palestra: Hiroshima e Nagasaki nunca mais – “Um mundo de paz é possível”.

Evento realizado através da parceria entre a Escola Técnica Estadual “Dep. Salim Sedeh” e as Faculdades Anhanguera e tem como finalidade mostrar os horrores da guerra, e principalmente os da bomba atômica.

“É uma grande oportunidade para nossos alunos e convidados saberem a fundo os impactos da guerra e da bomba atômica em uma sociedade. Esperamos que a palestra faça todos refletirem e mudarem seus pensamentos e atitudes e possamos contribuir para um mundo de paz, mais humano e melhor para todos viverem, com igualdade, equidade e compaixão ao próximo”, declarou Paulo Máximo – Coordenador Pedagógico da ETEC “Dep. Salim Sedeh”.

O mediador Prof. Ms. André Loula fará um bate-papo com três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima: Takashi Morita, Junco Watanabe e Kunihiko Bonkohara.

Morita é escritor do livro “A última mensagem de Hiroshima: o que vi e como sobrevivi à bomba atômica”.

“A Secretaria de Cultura e Turismo apoia esta iniciativa e a palestra vem um momento oportuno, dadas às circunstâncias que temos vividos nos últimos anos no mundo todo. Ódio, divisão e preconceito são sentimentos que não deveriam existir e como servidores públicos, temos que apoiar e incentivar iniciativas positivas e propagadoras da reflexão e da compaixão humana”, declarou Marcel Arle – Secretário de Cultura e Turismo.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Joaquim Mourão, 270, centro ou através do telefone 3554.6258.

OS BOMBARDEIOS ATÔMICOS DE HIROSHIMA E NAGASAKI

Durante os finais da Segunda Guerra Mundial, agosto de 1945, o Império do Japão foi alvo de bombardeamentos atômicos realizados pelos Estados Unidos. As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram as primeiras e únicas cidades na história a receberem ataques atômicos, através de armas nucleares, usados em guerra e contra civis.

Uma bomba atômica de urânio, denominada Little Boy, foi lançada sobre Hiroshima em 06 de Agosto de 1945 e a cidade de Nagasaki foi atacada, em 09 de Agosto, por uma bomba de plutônio, denominada Fat Man.

Os efeitos dos ataques mataram entre 90 a 166 mil pessoas em Hiroshima e entre 60 a 80 mil em Nagasaki. Metade das mortes aconteceram no primeiro dia do ataque e nos meses seguintes, vários morreram por causa do efeito de queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, agravadas pelo efeito da radiação.

Em 2 de setembro de 1945, o governo japonês assinou o acordo de rendição, encerrando a guerra, porém, os bombardeios na rendição do Japão ainda é motivo para debates.


Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme