Cuidado com o sol!

FPS e fórmulas orais previnem a pele contra os raios UV

O uso do protetor solar não é a única medida preventiva, mas é a mais importante, contra os raios UV, pois também previne o envelhecimento precoce da pele. Se expor ao sol sem proteção é correr grandes riscos como doenças de pele e as temidas rugas precoces.

Existem hoje no mercado vários tipos de protetor solar. São em géis, cremes, bases e até mesmo fórmulas orais. Para saber a proteção adequada de acordo com a intensidade dos raios UV, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou uma tabela. Veja.

Índice dos raios UV

Baixo (1 a 2): Não há necessidade de proteção, mas é recomendável ficar na sombra nos horários próximos ao meio dia.

Moderado (3 a 5): A proteção deve contar com filtro solar, chapéu e uso de camiseta.

Alto (6 a 7): A exposição ao sol deve ser evitada nos horários próximos ao meio dia e, mesmo nos outros horários, deve ser feita com o uso de filtro solar, óculos escuros, chapéu e camiseta. O mesmo vale para os índices muito alto (8 a 10) e extremo (11).

Segundo a farmacêutica Rachel Ruegger Rahal, da Phármakon Farmácia de Araras, atualmente fala-se muito em antioxidantes para prevenir a pele dos danos causados pela radiação UV. “A melhor forma de combater os radicais livre e proteger as células do impacto provocado pelos raios solares são as substâncias antioxidantes”, afirma.

Hoje em dia a utilização de cápsulas tem se mostrado eficaz no aumento da proteção solar, pois atuam de dentro parafora e são potentes antioxidantes que aumentam a tolerância ao sol e protegem a pele.

Conheça ativos orais para prevenção do envelhecimento da pele

Pomegranate

Excelente antioxidante que regenera as células da pele e as protege contra danos oxidativos. Preserva a moléculas do colágeno, previne os efeitos danosos do sol, mantém a pressão sanguínea e o fluxo para o coração, através de mecanismos de redução do estresse oxidativo.

Picnogenol

Um extrato que carrega uma longa lista de benefícios, em especial o alto poder antioxidante – superior ao das vitaminas E e C. Ajuda no tratamento de melasma. É um exemplo de fotoprotetor oral que também tem propriedades anti-inflamatórias e atua na proteção do coração.

Oli-Ola

É um potente antioxidante que melhora a produção de colágeno estimulando a renovação celular. podendo ser usado por todos os tipos de pele. É uma ótima opção de fotoproteção oral porque ajuda a combater o processo de envelhecimento da pele causado pela exposição solar. Tomar cápsulas de Oli-Ola também pode ser útil no tratamentodo melasma, pois ajuda no clareamento de manchas.

Polipodium leucotomos

O Polipodium leucotomos age na proteção solar de dentro para fora por ser um potente antioxidante, aumentando a tolerância ao sol, preservando a pele de eritemas (inflamação causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas), e protegendo o DNA das células, combatendo assim, o fotoenvelhecimento.

Foto:

Crédito: divulgação