Controle da glicose – Saiba Mais

Opuntia é indicada no auxílio do emagrecimento
  Quem já ouviu falar em opuntia? O nome pode não parecer familiar, mas opuntia é um cacto de origem mexicana, encontrado na América Latina, África do Sul e na região do Mediterrâneo. A planta se desenvolve em regiões áridas e semi-áridas, tem característica suculenta e pode chegar a até quatro metros de altura.
  Ela tem sido muito usada em farmácias de manipulação como auxiliar no emagrecimento, por reduzir o colesterol, triglicérides e peso corporal em obesos e diabéticos. A opuntia não possui efeitos diretos sobre as gorduras, mas ajuda a aumentar a sensação de saciedade pelo alto teor de fibras, como a pectina, auxiliando no controle do apetite.
  Além disso, diminui a velocidade de absorção do açúcar, fazendo com que o corpo utilize as próprias reservas energéticas, o que pode influenciar indiretamente na perda de peso.
  De acordo com a farmacêutica Rachel Ruegger Rahal, da Phármakon Farmácia de Araras, o fitoterápico também ajuda a combater a retenção de líquidos por conta de sua ação diurética. “Importante lembrar que o processo de emagrecimento depende de uma alimentação saudável aliada a prática de exercícios físicos, e que o consumo da opuntia pode contribuir para o emagrecimento quando associado a bons hábitos de vida”.
  Estudos realizados apontam que a infusão feita com o fruto da opuntia possui ação diurética, isso porque ele é fonte de flavonoides, ácido ascórbico e eletrólitos que favorecem a diurese. Também pode diminuir os níveis de ácido úrico. Devido sua ação diurética, pode reduzir a retenção de líquidos, e por este motivo, a planta é chamada até mesmo de drenagem linfática em cápsulas.
  Opuntia pode ser consumida uma vez ao dia, logo após o café da manhã.
Foto e Credito: divulgação